As
crianças aprendem brincando
Percebe-se
que as crianças aprendem através de suas múltiplas linguagem, onde a
brincadeira é sua principal forma de expressão. Brincando as crianças vão
percebendo e compreendendo o mundo que está a sua volta, visto que as mesmas
organizam suas brincadeiras de acordo com seu meio social e cultural, dando um
novo significado.
Quando se oferece às crianças o direito de se expressar
através da música, dança e brincadeiras, com certeza, estaremos contribuindo
para torná-la autônoma e feliz. A infância é o tempo de ser criança. “A
brincadeira faz com que a criança desenvolva sua imaginação, atenção, imitação
e memória, além de amadurecer algumas competências para a vida coletiva”
(QUEIROZ, 2003, p.38)
Percebe-se que na Educação Infantil o
educador não dar aula, mas torna-se um mediador da aprendizagem, planejando
cuidadosamente as atividades de acordo com as necessidades das crianças, sempre
propondo atividades que sejam significativas e desafiadoras para os pequeninos.
“Ai está o desafio da Educação Infantil, que não é o de ensinar letras, mas
construir as bases para que as crianças possam desenvolver-se como pessoa plena
e de direito” (MELLO, 2005, p.05).
Sabe-se que em muitas instituições de
Educação Infantil, ainda se tem a preocupação de alfabetizar as crianças,
ensinando números e letras de forma descontextualizada, deixando-as entediadas
e sem interesse pela leitura e escrita, já que no ensino fundamental repetirão
certas atividades muitas vezes estereotipadas.
Orienta-se que se leia diferentes textos para
os pequeninos, cantam canções de diferentes estilos musicais com eles, brinquem
de faz de conta, realizem teatro de fantoche, assistam filmes infantis, corram
na grama, modelem com massinha, brinquem com sucata, subam nas árvores,
observem as plantas, os insetos, as flores. As crianças vão agradecer por toda
vida querido educador.
Paulo Cordeiro da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário