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Ministério da Educação

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Reflexão do Gerente de Educação Infantil

As crianças aprendem brincando

Percebe-se que as crianças aprendem através de suas múltiplas linguagem, onde a brincadeira é sua principal forma de expressão. Brincando as crianças vão percebendo e compreendendo o mundo que está a sua volta, visto que as mesmas organizam suas brincadeiras de acordo com seu meio social e cultural, dando um novo significado.
 Quando se oferece às crianças o direito de se expressar através da música, dança e brincadeiras, com certeza, estaremos contribuindo para torná-la autônoma e feliz. A infância é o tempo de ser criança. “A brincadeira faz com que a criança desenvolva sua imaginação, atenção, imitação e memória, além de amadurecer algumas competências para a vida coletiva” (QUEIROZ, 2003, p.38)
Percebe-se que na Educação Infantil o educador não dar aula, mas torna-se um mediador da aprendizagem, planejando cuidadosamente as atividades de acordo com as necessidades das crianças, sempre propondo atividades que sejam significativas e desafiadoras para os pequeninos. “Ai está o desafio da Educação Infantil, que não é o de ensinar letras, mas construir as bases para que as crianças possam desenvolver-se como pessoa plena e de direito” (MELLO, 2005, p.05).
Sabe-se que em muitas instituições de Educação Infantil, ainda se tem a preocupação de alfabetizar as crianças, ensinando números e letras de forma descontextualizada, deixando-as entediadas e sem interesse pela leitura e escrita, já que no ensino fundamental repetirão certas atividades muitas vezes estereotipadas.
 Orienta-se que se leia diferentes textos para os pequeninos, cantam canções de diferentes estilos musicais com eles, brinquem de faz de conta, realizem teatro de fantoche, assistam filmes infantis, corram na grama, modelem com massinha, brinquem com sucata, subam nas árvores, observem as plantas, os insetos, as flores. As crianças vão agradecer por toda vida querido educador.
Paulo Cordeiro da Silva


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